Publicado em Deixe um comentário

Tecidos Wax

Tecido Wax

Neste artigo queremos dar a conhecer a histórias dos tecidos wax. No nosso site podes encontrá-los em diferentes padrões, cores e qualidade. Vendemos ao metro e todos os tecidos wax têm 1,10m de largura.

Atualmente, na Prenda Solidária aproveitamos viagens realizadas aos países onde decorrem os projetos da Sol sem Fronteiras, para trazermos connosco tecidos de diferentes cores e origens culturais!

História

No século XVII, os holandeses fixaram-se na Indonésia, onde descobriram o Batik. Anos depois, com a Revolução Industrial, conseguiram um método que imitava as marcas que a cera deixava nesses tecidos, surgindo assim os Tecidos Africanos Wax.

Desta forma, a caminho da Ásia, os navios holandeses paravam em vários pontos de África em busca de se abastecer. De lá eles traziam comida e água, e negociavam com os nativos. Estes tecidos europeus chamaram a sua atenção destes últimos e, começaram a exigi-los como moeda de troca.

Assim,  as impressões em cera tornaram-se populares. A princípio, na África Ocidental e depois em outras partes do continente. Desse modo, os europeus adaptaram os tecidos mais a gosto dos Africanos.

Surgiram grupos de vendedores que distribuíam o tecido do litoral para o interior. E mulheres que se empoderaram graças a este ofício.

Mais tarde, quando a moda do Mercedes Benz dominou o continente, elas foram chamadas de Benz Mamas. Por causa dos carros em que viajavam. Esses comerciantes passaram a interpretar os desenhos europeus e a dar-lhes significado. Em imitação de tecidos tradicionais como bogolan ou kente.

Por último, com a independência, muitos governos criaram fábricas de cera nos seus países, muitas das quais eram subsidiárias do holandês Vlisco. Outras, totalmente nacionais. Conseguindo assim, fabricar Tecidos Africanos Wax com maior facilidade.

60 anos depois, apenas a fábrica de Abidjan sobrevive. Todas as outras fecharam.

Existem ainda mais opções

Também contamos, com tecidos de outras origens, como o Pano Pente. Em breve partilharemos aqui a sua história.

Deixe uma resposta

Porquê comprar na Prenda Solidária?

Produtos
Solidários

Apoio à criatividade e originalidade

Compra
Segura

Envio grátis
a partir de 100 euros
(Portugal)

Formas de Pagamento

blank blank blank blank blank blank