Sol sem Fronteiras

Quem somos

A Sol sem Fronteiras (Solsef) é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD), nascida em 1993, com estatuto reconhecido enquanto associação juvenil e inscrita no Registo Nacional do Associativismo Jovem (RNAJ). O nosso objetivo é promover os ideais da fraternidade e da solidariedade entre povos, e particularmente entre jovens de países diferentes, a fim de ajudar a quem mais precisa.

Somos uma associação de inspiração cristã, de jovens para jovens, e agimos de forma responsável e objetiva, apostando em projetos relevantes e promovendo a solidariedade de forma criativa e irreverente além-fronteiras. Somos uma instituição nascida do movimento juvenil católico Jovens sem Fronteiras (JSF) graças à inspiração dos Missionários do Espírito Santo (Cssp).

Apostamos no trabalho em rede pelo que formamos parte da Plataforma Portuguesa das Organizações Não-Governamentais para o Desenvolvimento e do Conselho Municipal da Juventude de Lisboa.

A que nos dedicamos

O nosso trabalho desenrola-se em quatro áreas específicas: Cooperação para o Desenvolvimento, Educação para a Cidadania Global, Inclusão e Formação.

A nossa história

A Solsef foi fundada a 21 de outubro de 1993 por Maria Brígida Domingues, Firmino Cachada, Manuel Bento e Victor de Sá Sequeira, sob o sonho de se fazer mais pelo desenvolvimento humano e pela justiça social nos países em desenvolvimento.

Missão

A Solsef promove o desenvolvimento integral e integrado dos jovens, proporcionando-lhes o acesso a cuidados de saúde, educação e também o desenvolvimento humano e económico das suas comunidades. Para cumprir esta missão, a Solsef desenvolve projetos sustentáveis em países em desenvolvimento, em parceria com os missionários e os lideres de associações locais, contando com a participação de jovens com formação e preparação adequadas. Também intervém ativamente na sensibilização da juventude portuguesa para a solidariedade, potenciando o voluntariado como veiculo de intercâmbio e formação entre jovens.

Visão

Viver num mundo com igualdade de oportunidades rumo ao desenvolvimento sustentável.

Valores

  1. Solidariedade: com o intuito de traçar horizontes de proximidade com quem é mais desprotegido, procurar a justiça social de forma transversal e sentir a verdadeira caridade como uma missão permanente ao serviço do desenvolvimento humano sustentável.
  2. Juventude: com a convicção de apostar na juventude como motor do cambio para conseguir um mundo melhor e mais humanizado.
  3. Credibilidade: rigor, a transparência, a idoneidade e a independência são as marcas do crédito necessário para desenvolver projetos sociais com impacto positivo nas comunidades.
  4. Sustentabilidade: apostar na continuidade local é, por um lado, estar ao lado de quem precisa, quando precisa, mas proporcionar, em simultâneo, as condições e ferramentas para que não volte a precisar. Por outro lado, é uma intervenção orientada pela promoção, capacitação e desenvolvimento da autonomia das pessoas, comunidades e estruturas locais.
  5. Sem Fronteiras: somos cidadãos de uma “aldeia global”, sem fronteiras, que se regue pelo principio da ajuda mutua e da partilha de recursos naturais comuns como a água ou o sol.

 

Sabe mais sobre a Sol sem Fronteiras aqui.

Porquê comprar na Prenda Solidária?

Produtos
Solidários

Apoio à criatividade e originalidade

Compra
Segura

Envio grátis
a partir de 100 euros
(Portugal)

Formas de Pagamento

blank blank blank blank