Prenda Solidária

O que é a Prenda Solidária?

A Prenda Solidária é a marca comercial gerida pela ONGD Sol sem Fronteiras que dá nome à sua loja solidaria.

O projeto Prenda Solidária nasce da ideia de aplicar os pilares do empreendedorismo, no âmbito do negócio social, enquanto atividade de angariação de fundos da Sol sem Fronteiras a fim de encontrar uma fonte de financiamento para tornar reais os seus projetos de ação social e evitar a dependência extrema do financiamento externo.

Ao adquirir um produto da Prenda Solidária, os nossos clientes apoiam o nosso trabalho e permitem que a Sol sem Fronteiras continue a caminhar rumo à sustentabilidade e à amplificação do impacto positivo das suas atividades no âmbito da Cooperação Internacional para o Desenvolvimento, da Educação para a Cidadania, da Inclusão e da Formação.

Acreditamos no desenvolvimento de um nicho de mercado baseado nas “compras conscientes” e é por isso que nos esforçamos em oferecer um catálogo de produtos originais e uteis que, por um lado, permitam atingir as espectativas dos nossos clientes e, por outro lado, cumpram com o fim ultimo para o que são comercializados, pois os benefícios obtidos da venda dos produtos contribuem para financiar projetos que visam contribuir para um mundo mais justo.

Após alguns anos de experiencia, conseguimos criar uma rede de fornecedores que nos permitem, através da Prenda Solidária, fornecer um patamar de produtos únicos. Atualmente, os nossos produtos podem ser classificados em duas categorias: Produtos Artesanais (feitos 100% a mão, através da arte da costura ou da pintura) e Produtos de Design Exclusivo (produtos desenhados por nós).

A equipa da Prenda Solidária

A Prenda Solidária é constituída por uma equipa, principalmente de voluntárias, que acreditam nas grandes consequências dos pequenos gestos. Atualmente, contamos com uma equipa de perto de 20 costureiras, 15 pintoras e 5 designes que permitem fornecer um catálogo alargado de produtos originais, carregados de simbolismo e, o que é ainda mais importante, solidários.

O nosso conceito de loja solidária não seria possível sem o compromisso das nossas voluntárias que contribuem com o seu trabalho, e desinteressadamente, para concretizar os produtos comercializados através da Prenda Solidária. Admiramos a capacidade das nossas voluntárias de olhar para a solidariedade além-fronteiras, de ser conscientes do seu contributo para um mundo mais justo a partir de uma ação de voluntariado local e de acreditar na linguagem da arte (através da pintura, da costura ou do design) como forma de comunicar valores e atitudes perante o mundo.

Os desafios da Prenda Solidária

Pouco a pouco, graças à confiança dos nossos clientes, conseguimos aumentar o impacto positivo da Prenda Solidária e alargar o seu elenque de oportunidades. Em 2020, surgiu a oportunidade de criar o atelier EmpoderArte, graças ao financiamento do IEFP, I.P.- Instituto do Emprego e Formação Profissional através do Programa Jovem Ativo, que visa promover uma experiência prática em contexto de trabalho direcionada a jovens em situação de vulnerabilidade social.

Neste sentido, a Prenda Solidária constitui também uma plataforma de venda dos produtos criados no âmbito do atelier EmpoderArte, dotando ao nosso negócio social de um caracter inclusivo através da promoção da empregabilidade de jovens em risco de exclusão social.

Atualmente, os pontos de venda da Prenda Solidária são o nosso site, a nossa sede e alguns estabelecimentos colaboradores. Sonhamos com a possibilidade de concretizar a meta de contar com uma loja física que ajude a visibilizar os nossos produtos, o nosso trabalho e os nossos objetivos solidários.

Porquê comprar na Prenda Solidária?

Produtos
Solidários

Apoio à criatividade e originalidade

Compra
Segura

Envio grátis
a partir de 50 euros
(Portugal)

Formas de Pagamento

blank blank blank blank blank