Publicado em Deixe um comentário

5 benefícios dos puzzles para crianças

Puzzle de Madeira Avião

Hoje partilhamos 5 benefícios dos puzzles para crianças!

Os puzzles são brinquedos muito úteis para o desenvolvimento infantil. Nos últimos anos têm vindo a ser cada vez mais substituídos pelos telefones ou pelas tablets, mas fazer um puzzle físico têm muitas vantagens.

1. Melhora a coordenação mão-olho. A aprendizagem desta habilidade que as pessoas usam diariamente exige muita prática. Os puzzles ajudam às crianças a aprender a coordenar o que os olhos veem, o que o cérebro interpreta e o que as mãos fazem!

2. Ajuda na gestão das emoções. Fazer um puzzle é um processo que requer de concentração e persistência. No fim, também há uma recompensa imediata ao trabalho realizado, que ajudará à criança a ganhar autoestima e independência.

3. Ajuda na resolução de problemas. Para fazer um puzzle é necessário pensar, criar estratégias e persistir até concluir o processo. As crianças poderão desenvolver estas capacidades tão importantes para o dia a dia brincando!

4. Aumenta o vocabulário. Ao fazer um puzzle, as crianças podem aprender novo vocabulário de duas formas. Por um lado, através das imagens que aparecem no puzzle. Por outro, ao descrever o que precisam quando pedem ajuda, como, por exemplo, poderia ser “uma peça lateral com um desenho de um sol”.

5. Podem favorecer o trabalho em equipa. Os puzzles são daqueles brinquedos que ajudam às crianças a aprender a trabalhar em conjunto. Quer na sala de aulas com outras crianças, quer em casa com os pais ou irmãos, o puzzle pode estimular a comunicação e a entreajuda.

E tu, já sabias dos benefícios dos puzzles para o desenvolvimento das crianças? Se conheces mais algum partilha-o connosco nos comentários.

Lembra que na Prenda Solidária, a loja da Sol sem Fronteiras, temos vários puzzles e outros brinquedos educativos que podes ver aqui.

Deixe um comentário

Porquê comprar na Prenda Solidária?

Produtos
Solidários

Apoio à criatividade e originalidade

Compra
Segura

Envio grátis
a partir de 50 euros
(Portugal)

Formas de Pagamento

blank blank blank blank blank blank